20/12/2010

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

Não escolhe raças, faixas etárias, níveis sociais, orientações sexuais...


...a SIDA existe...


No dia 30 de Novembro, em antecipação ao dia 01 de Dezembro, comemorámos na nossa escola o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.



No intervalo das 10h10m, no átrio da escola sede, ao som de Lost de Michael Buble, todos os elementos da comunidade educativa, foram convidados a acender uma vela pelas vítimas do HIV/SIDA. Tratou-se de uma homenagem, prestada pelos presentes, a todas as vítimas desta doença flagrante, num momento carregado de simbolismo. Em pano de fundo esteve patente o laço de abraço, feito com cápsulas nespresso recolhidas durante este período, e a exposição “Verdade ou Mito” sobre a SIDA, bem como trabalhos realizados por alunos do 9ºAno.


Todos os alunos receberam folhetos informativos cedidos pela Associação para o Planeamento da Familiar do Centro e feitos por alunos do 9ºC. Foi também distribuído algum material como: lápis, réguas, canetas, porta-chaves e pins cedidos pelo Centro de Aconselhamento e Detecção de Coimbra.

Na semana anterior, dia 23 de Novembro, ainda nesta temática, as turmas de 9ºAno assistiram a uma acção de sensibilização sobre “HIV/SIDA” dinamizada pela equipa de enfermagem do Centro de Saúde Gorjão Henriques.



Equipa do Projecto Educação para a Saúde/Educação Sexual

O Dia do Não Fumador - 17 de Novembro

De 16 a 19 de Novembro, comemorámos no nosso Agrupamento o Dia do Não Fumador.

Contámos com uma exposição de trabalhos de alunos de 8º e 9ºAnos no átrio da nossa escola sede, foram divulgados os resultados de um inquérito acerca do consumo de tabaco dirigido aos alunos do 9ºAno do ano lectivo anterior e analisámos nas várias escolas do agrupamento um folheto com uma fábula adaptada " A Lebre fumadora e a Tartaruga desportista" .


Foi também distribuído no dia 17 de Novembro um marcador de livros com a mensagem: "Quanto mais amavelmente recusares, tanto maior será o heroísmo” de Lamartine.



Para culminar as comemorações, os alunos das turmas do 8ºAno assistiram na sexta-feira , dia 19 de Novembro, a uma acção de sensibilização intitulada "Os malefícios do tabaco - risco de se ser fumador", dinamizada por uma cardiopneumologista, Dra. Diana Menino.




Equipa do Projecto Educação para a Saúde/Educação Sexual

Sexualidade Saudável, alinhas?


- Tens questões sobre sexualidade? Contracepção?

- Queres esclarecer umas dúvidas sobre outros assuntos de saúde?

- Queres apenas conversar sobre sentimentos e afectos?


Já tens à tua disposição o gabinete de apoio ao aluno. Está de portas abertas para te receber no seguinte horário:

segunda-feira, das 12h 55m às 13h 40m e das 14h 40m às 15h 25m; terça-feira, das 12h 10m às 13h40m e quinta-feira, das 12h 10m às 12h 55m.

Podes também aceder via email através do endereço


A Coordenadora do Projecto Educação para a Saúde/Educação Sexual: Prof. Paula Canetas

07/12/2010

3 de Dezembro 2010...

 
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



O grupo de Educação Especial promoveu uma actividade que decorreu durante o dia de hoje (3 de Dezembro), na nossa escola para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Durante a manhã decorreu no espaço da Biblioteca, uma palestra muito interessante que manteve uma plateia de alunos do nono ano e alguns professores de olhos e ouvidos presos às palavras proferidas pelo senhor Manuel de Sousa, um homem muito especial a quem a vida passou uma rasteira, deixando-o dependente de uma “namorada inseparável”, como ele mesmo fez questão de chamar à sua cadeira de rodas. O senhor Manuel Silva Sousa é membro da Direcção da Delegação Distrital de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes, participa assiduamente no projecto da rede Social de Leiria, Barreiras Arquitectónicas e Urbanísticas e transportes Adaptados. Agradecemos o testemunho de vida que nos deixou.


No período da tarde, alguns docentes de Educação Especial apresentaram na Biblioteca a história “O menino que tinha dois olhos”. Esta actividade foi dirigida a uma turma do sexto ano e às turmas do 1ºciclo de Colmeias. Após a apresentação da referida história houve espaço para um participado debate sobre a temática, onde foi dada a possibilidade aos alunos de contarem algumas situações vivenciadas por eles com pessoas portadoras de deficiência.

Ao longo do dia foram sendo distribuídas entre a comunidade educativa, “pulseiras” com o lema que escolhemos para este ano “SER DIFERENTE É ESPECIAL”. Também, no átrio da escola, estiveram expostos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais, com diferentes e interessantes histórias de vida de pessoas portadoras de deficiência.



O nosso principal objectivo era sensibilizar a comunidade educativa para a problemática da deficiência, para as dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência, na sua integração na sociedade e sobretudo pelo respeito que todos devemos uns aos outros. Com este propósito foi lido em todas as turmas, na primeira aula da manhã um desdobrável e os docentes receberam marcadores de livros com uma mensagem para reflexão:

“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino.

“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.

“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

“Surdo” é aquele que não tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir uns tostões no fim do mês.

“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

“Paralítico” é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.

“Diabético” é quem não consegue ser doce.

“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.

(Mário Quintana)





O objectivo foi atingido, os alunos aderiram com muito entusiasmo e interesse bem como a comunidade educativa em geral.



Subdepartamento de Educação Especial