18/04/2008

14 DE ABRIL - PROJECTO "ESCOLA SAUDÁVEL" APRESENTAÇÃO PÚBLICA







A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e o Governo Civil de Leiria criaram um projecto intitulado “Escola Saudável”, com o intuito de promover, informar e salientar os benefícios do consumo de fruta no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada. Este projecto irá decorrer no 3º período do presente ano lectivo, em 19 escolas do distrito de Leiria, envolvendo cerca de 5.000 alunos.


O nosso Agrupamento foi escolhido/convidado para a realização da cerimónia pública de apresentação do projecto. Assim, teve lugar na Escola-Sede do Agrupamento, no passado dia 14 de Abril, entre as 10:00 horas e as 12:00 horas, a referida cerimónia pública que contou com a presenca de cerca de 100 pessoas exteriores à escola, entre Governadores Civis, elementos da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, o Director Geral de Saúde e outras individualidades ligadas à educação e outras áreas.


O programa da cerimónia pública ficou a cargo da Profª Fátima Lopes, Coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologia. Este Departamento preparou algumas actividades lúdicopedagógicas-científicas no âmbito da temática da alimentação saudável, incluindo nelas os alunos do 9.º ano e do 6.º ano de escolaridade, que trabalham este assunto nas três disciplinas curriculares de Ciências.


Nas aulas do Ciências Naturais, os alunos do 9.º ano aprenderam a determinar experimentalmente os nutrientes que fazem parte dos alimentos para que, sob a supervisão das docentes de Ciências Naturais e de Ciências Físico- Químicas, o pudessem demonstrar em público e “ensinar” o método a alguns dos colegas do 6.º ano. A Enfermeira do Centro de Saúde Gorjão Henriques, fez a avaliação (e “ensinou” a avaliar) a tensão arterial e o número de pulsações aos mais novos, assim como o Índice de Massa Corporal.
No âmbito do “Espaço InFormaSaúde”, a Coordenadora da Educação para a Saúde preparou uma exposição com materiais de divulgação sobre alimentação saudável. As docentes de Inglês e de Francês das turmas do 9.º ano, Elsa Mateus e Graça Morgado, esta tambem coordenadora do Clube de Italiano, frequentado por alunos do 9.o ano, fizeram a retroversão dos títulos dos artigos para a exposição. O professor Hélder Simões também colaborou através da construção da estrutura da pirâmide alimentar.


O Subdepartamento de Educação Física organizou uma actividade relacionada com os hábitos de vida saudável.




Sem comentários: