03/05/2008

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - O SANGUE, AQUELE ELEMENTO INSUBSTITUÍVEL QUE NINGUÉM CONSEGUIU AINDA FABRICAR E SEM O QUAL NINGUÉM PODE VIVER! - 10/03/2008







Educar e promover hábitos de vida saudáveis nos nossos jovens é mais um objectivo dos docentes da Escola EBI de Colmeias e dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Uma equipa dos Hospitais da Universidade de Coimbra (H.U.C.), do Serviço de Imuno-Hemoterapia, esteve uma manhã, na Escola Básica Integrada de Colmeias (Leiria) a conversar com os (69) alunos do 9.º ano de escolaridade sobre a importância do SANGUE, aquele elemento insubstituível, que ninguém conseguiu ainda fabricar e sem o qual ninguém pode viver!

Foram relembradas as funções de cada constituinte sanguíneo, quem pode e quem não pode dar sangue e medula óssea, como se faz e em que consiste uma transfusão, com um importante objectivo: sensibilizar estes jovens de 14 e 15 anos para a importância da doação voluntária de sangue e de medula. Depois de muitas curiosidades satisfeitas e de uns tantos conhecimentos já discutidos nas aulas de Ciências Naturais mais consolidados, aconteceu o mais divertido: a parte prática. Quem quis pôde manusear os kits de recolha de sangue, que estes técnicos de saúde trouxeram consigo, e a grande maioria dos alunos presentes fizeram o teste para saberem/ confirmarem o seu grupo sanguíneo (fotografia em anexo). Ainda foram alertados para as incompatibilidades (e cuidados a ter) quando da mistura de tipos de sangue diferentes e, em particular, nas mulheres grávidas, com sangue do tipo " _ Rh- " e/ou " 0 _ ", quando o pai da criança é, respectivamente, " _ Rh+ " e/ou " A_ " ou " B_ ".

Este foi o sexto debate do "CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE" , que tem vindo a ser promovido desde o início deste ano lectivo, pela docente Coordenadora da Educação para Saúde deste Agrupamento, Maria de Fátima Lopes, para a comunidade escolar desta escola do ensino básico, sendo mais um meio de promoção de hábitos de vida saudáveis e de uma geração de cidadãos melhor informados; fomentando ainda a articulação entre a escola, a comunidade extra-escolar e certas realidades profissionais.

Coordenadora da Educação para a Saúde, Professora Maria de Fátima Lopes















Sem comentários: