23/04/2008

FEIRA DOS MINERAIS







No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Terra e com a aproximação do Dia da Mãe, os docentes dos Subdepartamentos de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas trouxeram para a Escola-Sede a "FEIRA DOS MINERAIS". Estão à venda, desde 3ª feira, os seguintes artigos:




Rochas em caixa de cartão
Conchas em caixa plástica
Fósseis em caixa plástica
Ímans
Dentes de tubarão
Caixas vazias para oferta dos colares
Fios longos de minerais (colares)
Anéis que mudam de cor
Ágatas com relógio
Colares fashion em ágata
Pedras dos signos
Pulseiras de hamatite em caixa
Colares de hematite em caixa
Fósseis grandes
Colares de pérolas verdadeiras
Medalhão com fio
Porta-chaves com plantas
Colecções de doze gemas
Anéis de minerais
Brincos de minerais
Brincos em osso
Pulseiras em osso
Minerais em caixa de cartão
Anéis em osso











21/04/2008

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO LIVRO


No dia 23 de Abril, 4ª feira, a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Colmeias irá comemorar o Dia Mundial do Livro.
Estejam atentos! Podem consultar aqui o programa.
Aguardem pelas fotos desta actividade!!
A – Apresentação do folheto: “PROVÉRBIOS HUMORÍSTICOS” à comunidade escolar
B – “Maratona” de HORAS DO CONTO /TEATRO / EXPRESSÃO MUSICAL

4ª FEIRA, dia 23 de Abril
Horas - Nome do(a) contador(a) de histórias /animador(a) - Público-alvo

09:25 /10:10 - Prof. Raquel Gomes:Animação Musical/Hora do Conto - Sala 1 e 2 do Jardim de Infância de Colmeias.

10:25 /11:10 - Aluna Ana Lúcia Ferreira,7ºC - 7ºC (L.P. – Sala B09, ProfªAdelaide Gaspar).

11:10 /11:55 - Prof. Paulo Nunes - 8ºB (E.V. – Sala C01, ProfªIsabel Nogueira).

12:00 /12:45 - Enc. Ed. Mª Fernanda Campos - 6ºD (F.C. – Sala B04, ProfªNatália Oliveira).

12:45 /13:30 - Profª Fátima Lopes - 5ºA (ING. – Sala SEF, ProfªOdete Faustino).

13:45 /14:30 - Grupo de alunas do 9ºB (B04)/ 9ºC (B04) em Oficina deExpressão Dramática – Profª Adelaide Gaspar - 1º ciclo – dois turnos: 1º e 2º anos e 3º e 4º anos.

14:30 /15:15 - Grupo de alunas do 9ºB (B04) / 9ºC (B04) em Oficina deExpressão Dramática– ProfªAdelaide Gaspar + Educadora Mª João Gil - Sala 1 e 2 do Jardim deInfância de Colmeias.

15:30 /16:15 - AAE Dª Nátia - 8ºA (OED – Sala B04, ProfªBernardete Francisco; ET – C04 ET,Profª Elsa Matos).

16:30 – 17:00AAE Dª Esmeralda - 8ºC (E.F. – Pavilhão, Prof.Carlos Counhago).

A Coordenadora da Biblioteca,
Profª Cláudia Mota

19/04/2008

PROJECTO ECO-ESCOLAS




No âmbito do Projecto Eco-Escolas, coordenado pela Profª Manuela Veríssimo, irão ser dinamizados na nossa Escola vários projectos.
Estejam atentos às novidades!
Projecto "A Escola da Energia" da Galp e ABAE cujos Concursos inscritos (destinados a alunos dos 2º e 3º ciclos) são:
- Concurso "Energia para Eco-Repórter" (2º escalão - 3º ciclo);
- Concurso BD da Energia (2º e 3º ciclo);
- Concurso de Protótipos : Carrinhos Solares e Tema Livre: Fornos solares e/ou outro. (3º ciclo)
(Para mais informações deste Projecto: www.abae.pt)
Outros Concursos:
- Concurso "Poster Eco-Código" (obrigatório) para a escola receber o Galardão Bandeira Verde do Eco-Escolas (um dos 7 passos do Projecto).
- Projecto "O Ambiente é de todos - vamos usar bem a energia" da EDP ( o site www.oambienteedetodos.edp.pt ainda não está dísponivel, mas vai estar brevemente e os materiais chegam para a semana à escola).
- Comemoração do Dia Nacional da Energia e Dia Eco-Escolas (obrigatório para Proj. Eco-Escolas), no dia 29 Maio (ou durante essa semana a prolongar até Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho).


NOTÍCIA NO JORNAL "REGIÃO DE LEIRIA"

PRODUTORES PÕEM ESTUDANTES A COMER MACÃ
http://www.regiaodeleiria.pt/?lop=conteudo&op=b3967a0e938dc2a6340e258630febd5a&id=59da990da15038ad2950c8003d8a1ecd&drops[drop_edicao]=450

18/04/2008

PROJECTO "ESCOLA SAUDÁVEL"

14 DE ABRIL - PROJECTO "ESCOLA SAUDÁVEL" APRESENTAÇÃO PÚBLICA







A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e o Governo Civil de Leiria criaram um projecto intitulado “Escola Saudável”, com o intuito de promover, informar e salientar os benefícios do consumo de fruta no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada. Este projecto irá decorrer no 3º período do presente ano lectivo, em 19 escolas do distrito de Leiria, envolvendo cerca de 5.000 alunos.


O nosso Agrupamento foi escolhido/convidado para a realização da cerimónia pública de apresentação do projecto. Assim, teve lugar na Escola-Sede do Agrupamento, no passado dia 14 de Abril, entre as 10:00 horas e as 12:00 horas, a referida cerimónia pública que contou com a presenca de cerca de 100 pessoas exteriores à escola, entre Governadores Civis, elementos da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, o Director Geral de Saúde e outras individualidades ligadas à educação e outras áreas.


O programa da cerimónia pública ficou a cargo da Profª Fátima Lopes, Coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologia. Este Departamento preparou algumas actividades lúdicopedagógicas-científicas no âmbito da temática da alimentação saudável, incluindo nelas os alunos do 9.º ano e do 6.º ano de escolaridade, que trabalham este assunto nas três disciplinas curriculares de Ciências.


Nas aulas do Ciências Naturais, os alunos do 9.º ano aprenderam a determinar experimentalmente os nutrientes que fazem parte dos alimentos para que, sob a supervisão das docentes de Ciências Naturais e de Ciências Físico- Químicas, o pudessem demonstrar em público e “ensinar” o método a alguns dos colegas do 6.º ano. A Enfermeira do Centro de Saúde Gorjão Henriques, fez a avaliação (e “ensinou” a avaliar) a tensão arterial e o número de pulsações aos mais novos, assim como o Índice de Massa Corporal.
No âmbito do “Espaço InFormaSaúde”, a Coordenadora da Educação para a Saúde preparou uma exposição com materiais de divulgação sobre alimentação saudável. As docentes de Inglês e de Francês das turmas do 9.º ano, Elsa Mateus e Graça Morgado, esta tambem coordenadora do Clube de Italiano, frequentado por alunos do 9.o ano, fizeram a retroversão dos títulos dos artigos para a exposição. O professor Hélder Simões também colaborou através da construção da estrutura da pirâmide alimentar.


O Subdepartamento de Educação Física organizou uma actividade relacionada com os hábitos de vida saudável.




17/04/2008

DIA MUNDIAL DA VOZ

Sem VOZ pela VOZ
Foi no dia 16 de Abril, Dia Mundial da Voz, pelas 8h que tudo começou. O Silêncio fez-se sentir logo com a chegada dos primeiros alunos à Escola Básica Integrada de Colmeias. Apesar da Música ainda não soar no ar, sinal de Início do Silêncio Total das Vozes de toda a Comunidade Educativa, os alunos fizeram questão de ao entrar nos portões da escola iniciar o seu silêncio Vocal. Eram 8h15 quando tudo estava a postos. Dulce Pontes acompanhada pela Orquestra de Ennio Morricone soava pelas colunas espalhadas por todo o lado, dando início à Magia que se fez sentir por toda a escola até às 12h. Centenas de alunos atravessavam os portões da escola, colocavam as suas máscaras e entravam no mundo da Dramatização mantendo-se em estátuas. Era arrepiante atravessar, às 8h40, os portões da escola, por onde quer que olhássemos tínhamos alguém à nossa frente que com o seu silêncio inibia a nossa respiração e por consequência a nossa Voz de ecoar. Muita Arte, muita Magia, muita entrega se via nos gestos de todos os alunos. Os Auxiliares da Acção Educativa tiveram o seu fundamental contributo. Desde logo, de bloco e lápis nas mãos, transmitiam as informações necessárias. As aulas tiveram o seu inicio e foi surpreendente ver como professores e alunos conseguiram trocar dúvidas e conhecimentos através do silêncio. Nas salas de aula somente se ouvia o giz a escrever no quadro, ou a cadeira a arrastar porque o aluno se deslocava para o quadro, passos, sons das folhas de papel a virarem e muita atenção de todos. É Fabuloso ver que com o silêncio é possível fazer o que por vezes não se consegue com mil e uma chamadas de atenção.
Mas esta actividade teve o seu Pico entre as 10h15 e as 10h45, momento este, em que todos os alunos de Educação Musical e Oficina de Expressão Dramática representavam Estátuas, Marionetas Humanas, Mimos, Espelhos, transportavam cartazes alusivos à Voz e ao Silêncio, formavam palavras com letras aplicadas nas suas roupas ao som de diversos tipos de Música somente Vocais. O ambiente era preto e branco, toda a decoração e roupa de professores e alunos era preta sendo branca a máscara que todos transportavam, simbolizando que sem Voz perdemos a nossa identidade e a nossa cor. Finalizando o dia decorreram duas Palestras em Simultâneo sobre a Voz. Uma para pais, professores e funcionários ministrada pelo Professor Paulo Lameiro e outra para alunos do 9º Ano, Ministrada pela Terapeuta da Fala do Agrupamento de Colmeias.
E assim se fez o que muitos pensavam ser impossível - A Magia realmente Reinou na EBI das Colmeias. E a Voz?!, essa pelo menos neste dia, não passou despercebida, apesar do Silêncio!!

Raquel Gomes
Professora de Educação Musical e Oficina de Expressão Dramática

FOTOS DO DIA MUNDIAL DA VOZ

16/04/2008

DIA MUNDIAL DA VOZ

16 de Abril de 2008


Hoje foi um dia muito diferente na nossa escola!!!

A Professora Raquel Gomes dirigiu um CONVITE a todos os Professores, Alunos e Auxiliares de Acção Educativa/Funcionários da Escola-Sede: "Pede-se a NÃO UTILIZAÇÃO da voz desde a entrada no recinto até às 12 h desse mesmo dia."
Porque o fazer silêncio é uma forma de preservar a voz, vamos tentar dignificá-la desta forma:
8:40 - Entrada em silêncio nas salas de aula, colocando as máscaras devidamente identificadas em cima da secretária do professor;
8:45 - Início das aulas sem utilização da voz;
10:00 - Os alunos que têm OED poderão sair mais cedo para o intervalo para se prepararem para as representações durante todo o intervalo;
10:15 - Intervalo. Os alunos sairão para o intervalo em silêncio com as suas máscaras colocadas. Início da actuação mímica dos alunos de OED ao som de música ambiente;
10:30 - Nova entrada nas salas de aula em silêncio, colocando as máscaras na secretária do professor. Aulas sem voz;
10:40 - Entrada dos alunos de OED nas salas de aula;
12:00 - Fim do convite à não utilização da Voz. De qualquer modo, se o silêncio permanecer, melhor!
ALMOÇO
14:30 - Palestra 1 - " A VOZ: o instrumento dos Deuses e dos Homens"
Orador: Professor Paulo Lameiro
Direcção Pedagógica da Escola de Artes SAMP
Destinatários: Funcionários, Professores e Pais ou Encarregados de Educação.
14:30 - Palestra 2 - " A Voz - Higiene e Saúde Vocal"
Oradora: Terapeuta da Fala Andreia Salvador
Destinatários: Alunos do 9º ano.