03/05/2008

JOVENS UNIDOS PARA UM FUTURO MELHOR - VAMOS TODOS COLABORAR!














PROJECTO CURRICULAR DE TURMA DO 7º C ( LIGUE O SOM)

Participação no Projecto: ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA AJUDA NA CONSTRUÇÃO DA COZINHA E REFEITÓRIO NO BAIRRO PERIFÉRICO “JESÚS MARIA” EN SULLANA – COSTA NORTE DO PERÚ- PARA FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA

A professora Felicidade Silva está a desenvolver um projecto no âmbito do Projecto Curricular de Turma do 7º C, o qual surge na sequência de vários apelos enviados pelo Professor Fernando Castro que se encontra no Peru, em missão, a desenvolver projectos que têm por objectivo minimizar a situação de extrema pobreza em que vivem as crianças do bairro acima referido.
O objectivo deste projecto é o de construir um “Comedor Popular”, refeitório e cozinha, na casa de uma família deste bairro para as cerca de 100 famílias mais carenciadas que aí residem e com algumas crianças em estado de subnutrição. Devido ao crescente aumento do desemprego e a proliferação de doenças como a tuberculose é necessário colaborar com o “Club de Madres” para readaptar urgentemente esta cozinha e refeitório e conseguir condições dignas de alimentação a estas famílias em grave situação de vulnerabilidade e exclusão.
Este pequeno projecto visa a readaptação de uma sala para a instalação do refeitório, que custaria aproximadamente 460 €, incluindo a compra da cozinha e dos materiais necessários para a preparação da comida. Simultaneamente, com a realização da actividade do refeitório, realizar-se-iam actividades com as mães para trabalhar a sua auto estima e criar-se-ia um ponto de encontro de iniciativas para dinamizar a criação de cooperativas para poderem manter as suas famílias.
O Club de Madres “Unidas por un Futuro Mejor” garantiria a viabilidade e o bom funcionamento deste refeitório para os seus associados, dinamizando actividades aos sábados para angariar fundos e assim poder melhorar as refeições durante a semana.
A Professora Felicidade Silva apela à colaboração/participação de todos e tem vindo a informar a Coordenadora de Projectos sobre o desenvolvimento do projecto que consistirá na angariação de fundos através da venda de rifas e de outras actividades a realizar posteriormente e com o mesmo objectivo.
Este projecto enquadra-se plenamente na missão do nosso Projecto Educativo – “Educar/Formar pessoas e cidadãos cada vez mais autónomos, responsáveis, cultos e solidários e democrática e civicamente comprometidos na construção de um destino colectivo e de um projecto de sociedade que potenciem a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano.”

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - O SANGUE, AQUELE ELEMENTO INSUBSTITUÍVEL QUE NINGUÉM CONSEGUIU AINDA FABRICAR E SEM O QUAL NINGUÉM PODE VIVER! - 10/03/2008







Educar e promover hábitos de vida saudáveis nos nossos jovens é mais um objectivo dos docentes da Escola EBI de Colmeias e dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Uma equipa dos Hospitais da Universidade de Coimbra (H.U.C.), do Serviço de Imuno-Hemoterapia, esteve uma manhã, na Escola Básica Integrada de Colmeias (Leiria) a conversar com os (69) alunos do 9.º ano de escolaridade sobre a importância do SANGUE, aquele elemento insubstituível, que ninguém conseguiu ainda fabricar e sem o qual ninguém pode viver!

Foram relembradas as funções de cada constituinte sanguíneo, quem pode e quem não pode dar sangue e medula óssea, como se faz e em que consiste uma transfusão, com um importante objectivo: sensibilizar estes jovens de 14 e 15 anos para a importância da doação voluntária de sangue e de medula. Depois de muitas curiosidades satisfeitas e de uns tantos conhecimentos já discutidos nas aulas de Ciências Naturais mais consolidados, aconteceu o mais divertido: a parte prática. Quem quis pôde manusear os kits de recolha de sangue, que estes técnicos de saúde trouxeram consigo, e a grande maioria dos alunos presentes fizeram o teste para saberem/ confirmarem o seu grupo sanguíneo (fotografia em anexo). Ainda foram alertados para as incompatibilidades (e cuidados a ter) quando da mistura de tipos de sangue diferentes e, em particular, nas mulheres grávidas, com sangue do tipo " _ Rh- " e/ou " 0 _ ", quando o pai da criança é, respectivamente, " _ Rh+ " e/ou " A_ " ou " B_ ".

Este foi o sexto debate do "CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE" , que tem vindo a ser promovido desde o início deste ano lectivo, pela docente Coordenadora da Educação para Saúde deste Agrupamento, Maria de Fátima Lopes, para a comunidade escolar desta escola do ensino básico, sendo mais um meio de promoção de hábitos de vida saudáveis e de uma geração de cidadãos melhor informados; fomentando ainda a articulação entre a escola, a comunidade extra-escolar e certas realidades profissionais.

Coordenadora da Educação para a Saúde, Professora Maria de Fátima Lopes















EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - "GOSTO DE MIM - HIGIENE CORPORAL" 12 de Fevereiro de 2008




No âmbito da Educação para a Saúde, na Escola Básica Integrada de Colmeias (Leiria), realizou-se mais um Debate, desta vez sobre Higiene Corporal, para comemorar o Dia dos Namorados.

Um médico de Saúde Familiar e uma enfermeira do Centro de Saúde Gorjão Henriques (extensão de Colmeias), mais dois alunos, em estágio em enfermagem pediátrica no referido Centro, da Escola Superior de Saúde de Leiria, foram convidados para conduzirem o debate “Gosto de Mim”, onde os cuidados diários com a higiene das mãos, da boca, dos cabelos, do corpo e da roupa, foram abordados com rigor e com humor, captando a atenção das seis dezenas de alunos do quinto ano de escolaridade, dos docentes, dos funcionários de acção educativa e dos pais presentes.

Pretendeu-se assim contribuir para a promoção de uma cidadania responsável, educando para o prazer de estar consigo e com os outros, atitude que se assume de maior importância quando do estabelecimento de uma relação a dois, e quando os participantes são jovens a dar os primeiros passos pelo caminho da adolescência.

A Coordenadora da Educação para a Saúde, Professora Maria de Fátima Lopes


PALESTRANTE: - Médico Internista de Clínica Geral dos H.U.C.
- Estudantes em Estágio da Escola Superior de Saúde de Leiria.


APOIO: Centro de Saúde Gorjão Henriques (Enf.ª Fátima Felizardo e Enf.ª Edite Silva)

ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: 5.º ano – turmas A, B, C, D (65 alunos)

OBJECTIVOS:
- Promover a Educação para a Saúde;
- Desenvolvimento de competências de acordo com o currículo nacional;
- Reconhecimento da necessidade de desenvolver hábitos de vida saudáveis e de higiene, numa perspectiva pessoal e social;

- Aquisição de competências do que respeita à aquisição de hábitos de higiene regulares.

RESPONSABILIDADE: Coordenação da Educação para a Saúde e Subdepartamento de Ciências Naturais










EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS E RODOVIÁRIOS - 8 de Janeiro de 2008



PALESTRANTE: Estudantes em Estágio da Escola Superior de Saúde de Leiria, Albertina Rosa e Pedro Pereira.
APOIO: Centro de Saúde Gorjão Henriques (Enf.ª Fátima Felizardo e Enf.ª Edite Silva)
ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: 8.º ano – turmas A, B, C (61 alunos)
OBJECTIVOS:
- Promover a Educação para a Saúde;
- Desenvolvimento de competências de acordo com o currículo nacional;
- Reconhecimento da necessidade de desenvolver hábitos de vida saudáveis e de segurança, numa perspectiva psico-social;
- Aquisição de competências na prevenção de acidentes domésticos e rodoviários.
RESPONSABILIDADE: Coordenação da Educação para a Saúde e Subdepartamentos de Ciências Naturais e Ciências Físico-Química











EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - DEBATE "O TABAGISMO" - 11 de Dezembro de 2007




A Educação e a Saúde andam-de-braço-dado em Colmeias (Leiria)!


A pedido da Coordenadora da Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Colmeias, Professora Maria de Fátima Lopes, Técnicos de Saúde do Centro de Saúde Gorjão Henriques (extensão de Colmeias), estão a trabalhar em conjunto com a escola, visando a promoção de hábitos saudáveis nos alunos, encarregados de educação, funcionários e docentes.

No dia 11 de Dezembro, as Enfermeiras Fátima Felizardo e Edite Silva, e dois dos alunos da Escola Superior de Saúde de Leiria, em estágio sob orientação das mesmas, dinamizaram um debate sobre Prevenção de Hábitos Tabágicos “De pequenino se evita o cigarrinho” para todos os alunos do 8.º ano de escolaridade da Escola EBI de Colmeias. Para além da discussão sobre as razões porque se começa a fumar, dos perigos para a saúde pessoal e dos próximos ao fumar e das vantagens em não fumar, o debate teve o seu auge quando alguns dos presentes deram os seus testemunhos pessoais, criando-se uma atmosfera de cumplicidade entre adultos e jovens, tão ou muito mais eficaz que as demais transmissões de conhecimentos.
Pela Coordenadora da Educação para a Saúde, Profª Maria de Fátima Lopes














EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - DEBATE "ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA" - 30 de Outubro de 2007
















No âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, a Dietista Isabel Andrade da Direcção Regional de Educação do Centro, a convite da Coordenadora da Educação para a Saúde e do Subdepartamento de Ciências Naturais da Escola E.B.I. de Colmeias, na passada terça-feira 30 de Outubro, esteve a conversar com alunos, professores, auxiliares de acção educativa e alguns encarregados de educação, sobre os hábitos alimentares que devem fazer parte do nosso dia-a-dia. Depois de terem sido debatidas as boas e as más práticas relativamente ao que ingerimos, ainda foi visualizado um filme que mostrou algumas das consequências de desequilíbrios alimentares em crianças e adolescentes. Esta acção teve lugar na Biblioteca Escolar, onde estão disponíveis para consulta diversos documentos e materiais audiovisuais sobre diferentes aspectos de Saúde Individual e Comunitária, no Espaço InFormaSaúde, desenvolvido desde o ano lectivo anterior pela Coordenação da Educação para a Saúde desta escola da freguesia de Colmeias, a norte do distrito de Leiria.
Pela Coordenadora da Educação para a Saúde, Professora Maria de Fátima Lopes



PALESTRANTE: Dr.ª Isabel Andrade - Nutricionista

APOIO: Direcção Geral de Educação do Centro

ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: 6.º ano – turmas A, B, C, D, E

OBJECTIVOS:
- Promover a Educação para a Saúde;
- Desenvolver hábitos de vida saudáveis;
- Desenvolvimento de competências de acordo com o currículo nacional.- Reconhecimento da necessidade de desenvolver hábitos de vida saudáveis e de segurança, numa perspectiva biológica, psicológica e social.

RESPONSÁVEIS: Sub-departamento de Ciências NaturaisCoordenação da Educação para a Saúde










EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - DEBATE HIGIENE E SAÚDE ORAL - 26 de Outubro 2007 (sexta-feira)









Na Escola Básica Integrada de Colmeias, na sexta-feira dia 26 de Outubro, os alunos de todas as turmas do sexto ano de escolaridade foram recebidos logo pela manhã de uma forma diferente. Esperavam-nos duas médicas estomatologistas para com eles conversarem sobre a importância da Higiene Oral e dos cuidados diários a ter com os dentes, numa perspectiva de Promoção e Educação para a Saúde. Esta actividade organizada pelo Departamento de Ciências Naturais e pela Coordenação da Educação para a Saúde desta Escola, foi recebida entusiasticamente pelos alunos, que no final da sessão ainda levaram uma pasta de dentes, oferecida pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia, que apoiou a iniciativa.
Pela Coordenadora da Educação para a Saúde Professora Maria de Fátima Lopes


PALESTRANTE: Dr.ª Siri Vicente de Paulo - Médica Estomatologista

APOIO: Sociedade Portuguesa de Estomatologia

ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: 6.º ano – turmas A, B, C, D, E (89 alunos)

OBJECTIVOS:

- Promover a Educação para a Saúde;
- Desenvolver hábitos de vida saudáveis;
- Desenvolvimento de competências de acordo com o currículo nacional.
- Reconhecimento da necessidade de desenvolver hábitos de vida saudáveis e de segurança, numa perspectiva biológica, psicológica e social.

RESPONSÁVEIS Sub-departamento de Ciências Naturais e Coordenação da Educação para a Saúde.