24/05/2011

Dia Mundial da Diversidade Cultural

O Dia Mundial da Diversidade Cultural, 21 de Maio, assinala a aprovação da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural que ocorreu em 2001.






Esta declaração eleva a diversidade cultural à categoria de “património comum da humanidade”, tão necessária para a humanidade como a biodiversidade biológica para os organismos vivos e cuja defesa é um imperativo ético indissociável do respeito à dignidade individual.

Este dia deverá ser, acima de tudo, uma oportunidade para reflexão sobre formas e meios de envolvimento de todos na construção da tolerância entre todas as culturas.

Para comemoração desta data realizou-se na nossa escola uma exposição com trabalhos elaborados pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, onde se apresentaram alguns dos vários povos e culturas mais representativos de cada continente. Paralelamente a esta exposição, os elementos da comunidade escolar tiveram ainda a oportunidade reflectir sobre a questão “O que é para ti a Diversidade Cultural?”.

A Professora: Sónia Santos