17/04/2008

Sem VOZ pela VOZ
Foi no dia 16 de Abril, Dia Mundial da Voz, pelas 8h que tudo começou. O Silêncio fez-se sentir logo com a chegada dos primeiros alunos à Escola Básica Integrada de Colmeias. Apesar da Música ainda não soar no ar, sinal de Início do Silêncio Total das Vozes de toda a Comunidade Educativa, os alunos fizeram questão de ao entrar nos portões da escola iniciar o seu silêncio Vocal. Eram 8h15 quando tudo estava a postos. Dulce Pontes acompanhada pela Orquestra de Ennio Morricone soava pelas colunas espalhadas por todo o lado, dando início à Magia que se fez sentir por toda a escola até às 12h. Centenas de alunos atravessavam os portões da escola, colocavam as suas máscaras e entravam no mundo da Dramatização mantendo-se em estátuas. Era arrepiante atravessar, às 8h40, os portões da escola, por onde quer que olhássemos tínhamos alguém à nossa frente que com o seu silêncio inibia a nossa respiração e por consequência a nossa Voz de ecoar. Muita Arte, muita Magia, muita entrega se via nos gestos de todos os alunos. Os Auxiliares da Acção Educativa tiveram o seu fundamental contributo. Desde logo, de bloco e lápis nas mãos, transmitiam as informações necessárias. As aulas tiveram o seu inicio e foi surpreendente ver como professores e alunos conseguiram trocar dúvidas e conhecimentos através do silêncio. Nas salas de aula somente se ouvia o giz a escrever no quadro, ou a cadeira a arrastar porque o aluno se deslocava para o quadro, passos, sons das folhas de papel a virarem e muita atenção de todos. É Fabuloso ver que com o silêncio é possível fazer o que por vezes não se consegue com mil e uma chamadas de atenção.
Mas esta actividade teve o seu Pico entre as 10h15 e as 10h45, momento este, em que todos os alunos de Educação Musical e Oficina de Expressão Dramática representavam Estátuas, Marionetas Humanas, Mimos, Espelhos, transportavam cartazes alusivos à Voz e ao Silêncio, formavam palavras com letras aplicadas nas suas roupas ao som de diversos tipos de Música somente Vocais. O ambiente era preto e branco, toda a decoração e roupa de professores e alunos era preta sendo branca a máscara que todos transportavam, simbolizando que sem Voz perdemos a nossa identidade e a nossa cor. Finalizando o dia decorreram duas Palestras em Simultâneo sobre a Voz. Uma para pais, professores e funcionários ministrada pelo Professor Paulo Lameiro e outra para alunos do 9º Ano, Ministrada pela Terapeuta da Fala do Agrupamento de Colmeias.
E assim se fez o que muitos pensavam ser impossível - A Magia realmente Reinou na EBI das Colmeias. E a Voz?!, essa pelo menos neste dia, não passou despercebida, apesar do Silêncio!!

Raquel Gomes
Professora de Educação Musical e Oficina de Expressão Dramática

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez, quero parabenizar a Raquel pelo seu empenho na dinamização desta actividade. A palestra com o Dr Paulo lameiro foi fantástica!
Bem hajam estas iniciativas!
Bernardete