27/06/2009

ALUNOS DE COLMEIAS DE VIAGEM AOS AÇORES




PROJECTO MULTIDISCIPLINAR SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS EM CONTEXTO NÃO FORMAL


Fotografia dos alunos do 8º ano de escolaridade da Escola Básica Integrada de Colmeias que vão participar este ano na Expedição Científica à ilha de Santa Maria da organização do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores.


O grupo parte para a ilha de Sta Maria a 14 de Julho, onde se vai juntar aos cientistas que fazem parte da XV Expedição Científica do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, a 19 vai de barco para São Miguel, onde irá participar em trabalhos laboratoriais no referido Departamento. O regresso para o Continente está previsto para 25 do mesmo mês.


Fotografia tirada durante o voo Continente-Açores quando da participação na Expedição Científica às ilhas das Flores e Corvo da responsabilidade da mesma instituição, com alunos do 8º e 9º anos da Escola BI de Colmeias: ao centro a docente Fátima Lopes, coordenadora deste projecto - Projecto Multidisciplinar sobre o Ensino das Ciências Naturais em contexto Não Formal - e no canto inferior esquerdo a docente acompanhante Graça Morgado e que coordena o projecto Section Europénne em que estes alunos também estão envolvidos.

Alunos de Colmeias em viagem aos Açores


Com partida prevista para o dia 14 de Julho e regresso a 25 de Julho, 7 alunos da Escola Básica Integrada de Colmeias ao encargo das professoras Fátima Lopes e Graça Morgado irão participar numa expedição científica à Ilha de Santa Maria nos Açores organizada pelo departamento de Biologia da Universidade dos Açores e visitar a Universidade dos Açores – pólo de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel –, em particular, o Departamento de Biologia, o Centro de Sismologia e Vulcanologia do Departamento de Geologia e a Biblioteca Geral da Universidade.
Os principais objectivos desta expedição são o reforço de motivações de aprendizagem, para permitir uma melhor exploração de vocações e o desenvolvimento do gosto da área das Ciências da Natureza, o conhecer as actividades de campo desenvolvidas e uma experiência de vivência do ambiente universitário e da vida académica.
As actividades realizadas no âmbito da educação ambiental com as crianças e jovens vão fazer com que estes aprendam a assumir comportamentos de protecção da natureza, respeitar e proteger espécies autóctones, compreender as adaptações dos seres vivos ao meio ambiente, avaliar a importância dos ecossistemas a fim de compreender a necessidade de os conservar, compreender a diversidade e a complementaridade dos diferentes componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas, desenvolver nos alunos autonomia e responsabilidade, "espicaçar" a curiosidade científica, facultar aos alunos trabalhos de campo passíveis de desencadear vocações nesta área e promover vivências partilhadas entre eles.
Participarão na expedição científica à Ilha de Santa Maria vários cientistas e técnicos de instituições internacionais, nacionais e regionais, e alunos da Universidade dos Açores dos diferentes graus, desde a licenciatura ao doutoramento, bem como o grupo de alunos e professores da Escola Básica Integrada das Colmeias.
A realização deste evento incluirá participantes de vários países: Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, França e Portugal.
Durante a estadia na ilha de São Miguel os participantes ficarão alojados no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, e em Santa Maria em tendas de campismo do Serviço Regional da Protecção Civil da região Autónoma dos Açores.
Os trabalhos de investigação serão apoiados por motoristas e viaturas de diversos serviços públicos da ilha de Santa Maria, e por um serviço de técnicos audio-visuais.
Ao longo da expedição, todos os alunos e professoras irão participar em conferências sobre o projecto.
Para a concretização desta expedição o grupo da Escola de Colmeias contou até à presente data com o apoio da Junta de Freguesia das Colmeias, Caixa de Crédito Agrícola de Colmeias e da Farmácia das Colmeias.

Texto elaborado pela aluna: Sara Sousa
Agodim

FOTOS DO ANO ANTERIOR




Sem comentários: