07/12/2010

3 de Dezembro 2010...

 
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



O grupo de Educação Especial promoveu uma actividade que decorreu durante o dia de hoje (3 de Dezembro), na nossa escola para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Durante a manhã decorreu no espaço da Biblioteca, uma palestra muito interessante que manteve uma plateia de alunos do nono ano e alguns professores de olhos e ouvidos presos às palavras proferidas pelo senhor Manuel de Sousa, um homem muito especial a quem a vida passou uma rasteira, deixando-o dependente de uma “namorada inseparável”, como ele mesmo fez questão de chamar à sua cadeira de rodas. O senhor Manuel Silva Sousa é membro da Direcção da Delegação Distrital de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes, participa assiduamente no projecto da rede Social de Leiria, Barreiras Arquitectónicas e Urbanísticas e transportes Adaptados. Agradecemos o testemunho de vida que nos deixou.


No período da tarde, alguns docentes de Educação Especial apresentaram na Biblioteca a história “O menino que tinha dois olhos”. Esta actividade foi dirigida a uma turma do sexto ano e às turmas do 1ºciclo de Colmeias. Após a apresentação da referida história houve espaço para um participado debate sobre a temática, onde foi dada a possibilidade aos alunos de contarem algumas situações vivenciadas por eles com pessoas portadoras de deficiência.

Ao longo do dia foram sendo distribuídas entre a comunidade educativa, “pulseiras” com o lema que escolhemos para este ano “SER DIFERENTE É ESPECIAL”. Também, no átrio da escola, estiveram expostos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais, com diferentes e interessantes histórias de vida de pessoas portadoras de deficiência.



O nosso principal objectivo era sensibilizar a comunidade educativa para a problemática da deficiência, para as dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência, na sua integração na sociedade e sobretudo pelo respeito que todos devemos uns aos outros. Com este propósito foi lido em todas as turmas, na primeira aula da manhã um desdobrável e os docentes receberam marcadores de livros com uma mensagem para reflexão:

“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino.

“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.

“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

“Surdo” é aquele que não tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir uns tostões no fim do mês.

“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

“Paralítico” é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.

“Diabético” é quem não consegue ser doce.

“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.

(Mário Quintana)





O objectivo foi atingido, os alunos aderiram com muito entusiasmo e interesse bem como a comunidade educativa em geral.



Subdepartamento de Educação Especial