03/07/2011

Projecto de Orientação Vocacional

No âmbito do programa de Orientação e Informação 2010/2011, “Podemos Ajudar-te”, levámos a cabo actividades bastante diversificadas. Uma delas passou por convidar profissionais de áreas diferentes, com histórias de vida e experiências bastante diferentes também. Tivemos sessões de cerca de 50 minutos, nas quais os nossos convidados partilharam as suas “estórias” de vida com os nossos alunos e alunas do 9º ano e responderam também às questões que lhes foram colocadas. Trata-se da actividade “(H)Estórias de Vida”, que tem contado com o interesse e o empenho dos nossos alunos e alunas. Assim, no dia 16 de Março foi nosso convidado o Sr. Rui Pelicano, proprietário de duas empresas do ramo da publicidade e marketing, em Leiria e Figueira da Foz.


No dia 30 de Março, contámos com a presença do Sr. Narciso Fabião, pai de um aluno do 7ºD que também prontamente se disponibilizou para partilhar a sua experiência de vida na área da saúde, pois trata-se de um profissional que é, não só bombeiro municipal de Leiria, mas também tripulante do INEM e massagista terapeuta.
No dia 19 de Maio foi a vez do Jornalista João Carreira, do jornal “Região de Leiria”, numa actividade que articulou o nosso projecto com a Biblioteca da nossa escola e o clube de Jornalismo, e que tomou conta do interesse dos presentes.
Por último, no dia 07 de Junho tivemos o prazer de ver e ouvir a actriz Marta Fernandes, protagonista de algumas séries televisivas (que alguns bem conhecem!) e de peças de teatro. É também cantora e encenadora e alertou os participantes para a necessidade de ponderarem muito bem aquilo que os motiva para serem “famosos”, apontando algumas situações em que jovens são explorados e até humilhados pelas cadeias televisivas que se aproveitam deste seu desejo de obter “fama”. Foram momentos muito enriquecedores que promoveram bastante discussão.
E porque o nosso plano de actividades contava ainda com a “Feira das Profissões”, numa actividade que articulámos com o Sub-Departamento de Educação Tecnológica, na pessoa da professora Elsa Matos, tivemos todos a oportunidade de estar em contacto com cerca de 10 escolas profissionais e secundárias que se deslocaram à nossa escola no dia 8 de Junho para apresentar aos nossos alunos e alunas do 9º ano (e a todos os outros que se deslocaram pelo átrio nos intervalos da manhã) os seus cursos e alguns projectos que desenvolvem.

Foi um ano atarefado, repleto de actividades que os alunos e as alunas do 9º ano desenvolveram, no âmbito deste projecto de informação e orientação vocacional, e que esperamos lhes tenha sido muito útil…

A coordenadora do projecto, Elsa Mateus