Mostrar mensagens com a etiqueta Ciências Físico-Químicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ciências Físico-Químicas. Mostrar todas as mensagens

21/11/2012

EXPOSIÇÃO    «Física no dia a dia na Escola»

No passado dia 09 de novembro, as professoras Helena Marques e Ondina Rosa, acompanhadas pelos professores Graça Morgado e Carlos Counhago e os alunos das turmas 7ºB, 8ºA e 8ºC, visitaram a exposição “Física no dia-a-dia na escola” na escola sede do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel na Carreira. A exposição baseava-se na obra homónima de Rómulo de Carvalho, um famoso professor de Física e Química, investigador, divulgador científico e poeta (cujo pseudónimo era António Gedeão). As experiências apresentadas eram muito elucidativas e fáceis de executar, permitindo uma melhor compreensão de vários conteúdos abordados nas aulas. Foi uma belíssima iniciativa para também assinalar o “Dia Nacional da Cultura Científica” que se comemora no dia 24 de novembro, data de aniversário de Rómulo de Carvalho.

02/05/2010

Ciência Viva: Rali-Solar

Os professores de Área de Projecto do 5º D ( Marina e CarlosOliveira), aceitaram o desafio Ciência Viva e participaram no Concurso "Rali-Solar".
Nos últimos meses a professora Marina e um grupo de quatro alunos tem vindo a desenvolver um protótipo de um carrinho solar. Contaram também com a colaboração da professora Cristina Cachado de Físico-Química, em especial para a montagem da célula foto-voltaica.


23/06/2009

ENCERRAMENTO DO ANO LECTIVO - LABORATÓRIO ABERTO










Foram várias as actividades realizadas na tarde do dia 19 de Junho.

Para já, aqui ficam algumas fotos para documentar aquilo que se passou no "LABORATÓRIO ABERTO", actividade dos Subdepartamentos de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas.

12/06/2009

VISITA DE ESTUDO - 9º ANO - PÓLO 3 DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA E HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA



















Esta visita, realizada no dia 14 de Abril, foi planificada e dinamizada no âmbito da Educação e Promoção Para a Saúde, articulando com o currículo das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Químicas e de Formação Cívica, tendo ainda como objectivo mostrar aos alunos envolvidos diversas perspectivas de progressão de estudos e de carreiras profissionais no âmbito das Ciências da Saúde.

A visita teve lugar no Pólo 3 das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (Faculdade de Medicina: departamentos de Biofísica, Biomatemática, Bioquímica/Farmacologia) e nos Hospitais da Universidade de Coimbra no Serviço de Imuno-Hemoterapia/Serviço de Sangue.

A actividade decorreu conforme o previsto, com a preciosa colaboração de todos os docentes, médicos, técnicos superiores, dadores e doentes voluntários envolvidos, a quem Professora Maria de Fátima Lopes muito agradece todo o envolvimento, disponibilidade e conhecimentos transmitidos. Os alunos mostraram-se sempre motivados ao longo de toda a visita e saíram satisfeitos com tudo o que vivenciaram.


Coordenadora da Educação para a Saude

Professora Maria de Fátima Lopes

14/04/2009

VISITA DE ESTUDO - 7º ANO










VISITA DE ESTUDO NO ÂMBITO DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS, CIÊNCIAS NATURAIS E HISTÓRIA.
- CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE CONSTÂNCIA
- PARQUE DE ASTRONOMIA
- CASTELO DE ALMOUROL
AGUARDEM POR MAIS FOTOS!






31/01/2009

FEIRA DOS MINERAIS - DE 2 A 13 DE FEVEREIRO











Informamos e convidamos todos os Encarregados de Educação e familiares dos alunos, colegas e outros funcionários do Agrupamento, sobre a

FEIRA DOS MINERAIS, PEDRAS SEMI-PRECIOSAS, FÓSSEIS E ARTESANATO

de 2 a 13 de Fevereiro
na Escola Básica Integrada de Colmeias,


da iniciativa dos Subdepartamentos de Ciências Naturais e Físico-Química.





23/01/2009

Estágio Temático Para Jovens: Porquê reduzir a velocidade?










Escola Básica Integrada de Colmeias participa
no Estágio Temático Para Jovens: Porquê reduzir a velocidade?

Um grupo de 40 alunos do nono ano da Escola Básica Integrada de Colmeias participou no dia 13 de Janeiro num estágio temático, promovido e dinamizado pela APSI-Associação para a Promoção da Segurança Infantil, com o objectivo de alertar os adolescentes, futuros condutores de automóveis, para o seu papel na prevenção de acidentes rodoviários. A necessidade de responsabilizar os jovens pela protecção da sua própria vida, segurança e saúde e promover a adopção de uma atitude defensiva enquanto peões, condutores e passageiros, bem como pela vida dos outros, levou a APSI a dinamizar este projecto intitulado “Estágio Temático: Porquê reduzir a velocidade?” para alunos dos catorze aos dezassete anos. Este Estágio insere-se num Projecto cuja candidatura ganhou o Concurso de Segurança Rodoviária do Ministério da Administraçao Interna, intitulado “Reduzir a Velocidade nas Estradas Portuguesas”.

O Estágio começou com uma sessão de formação teórica em que se explorou as situações de risco relacionadas com a velocidade, tempos de travagem, comportamentos correctos e incorrectos enquanto condutores, passageiros e peões e a utilização correcta dos sistemas de retenção. Estas ideias foram depois reforçadas com uma sessão prática em pista, muito do agrado dos discentes, nomeadamente o simulador de capotamento, no Centro de Condução da CR&M em Mortágua. Durante a tarde os alunos visitaram o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, onde contactaram com médicos, enfermeiros e terapeutas. Conversaram com dois doentes em fase de recuperação pós acidente de viação que relataram as suas experiências pessoais face à nova realidade que enfrentam diariamente. Este momento, bem como a visita às instalações do Centro, em muito impressionaram os discentes que ficaram sensibilizados para a alteração de alguns dos seus comportamentos relativos à sua segurança. O estágio terminou com nova sessão em sala, com vista à reflexão sobre todas as experiências da visita de estudo, com os técnicos da APSI. Para terminar todos os participantes (alunos e professores que acompanharam a visita) assumiram por escrito, afixando numa cartolina, o compromisso de alterar um dos seus comportamentos que haviam identificado como incorrectos.

A actividade foi realizada no âmbito da Coordenação da Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Colmeias e em articulação com os conteúdos do curriculum nacional para o nono ano de escolaridade de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas.

A Escola EBI de Colmeias, por intermédio da sua Coordenadora de Educação para a Saúde, agradece:
- aos técnicos da A.P.S.I. pela excelente organização e dinamização deste projecto, em particular a HELENA SACADURA-BOTTE, mas também a ROSÁRIO CAEIRO, que de Lisboa tratou de toda a logística;
- a JORGE LAÍNS, médico fisiatra e director-clinico do Centro de Recuperação Rovisco Pais na Tocha, que nos conduziu admiravelmente pelos espaços deste importante centro de apoio a acidentados em recuperação;
- aos dois acidentados de viação em recuperação, vítimas da condução sob o efeito de álcool de terceiros, que voluntariamente quiseram estar com os nossos alunos, para partilhar as suas histórias de vida, que tanto os marcaram;
- ao Director do Centro de Recuperação, Professor Manuel Veríssimo, e todos os técnicos de saúde e de educação rodoviária que nos acompanharam ao longo de todo o estágio.

Pelos docentes acompanhantes,

M.Fátima Lopes (Coordenadora EPS), Ana Almeida, Karin Borén e Mário Rodrigues





25/06/2008

ENCERRAMENTO DO ANO LECTIVO - LABORATÓRIO ABERTO







LABORATÓRIO ABERTO - SUBDEPARTAMENTOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS

Os alunos faziam filas à espera da sua hora para poderem entrar no Laboratório 1. Lá dentro havia muitas surpresas.

EXPOSIÇÃO PARA OBSERVAÇÃO MACROSCÓPICA DE ROCHAS, SIMULAÇÃO DE MODELOS DE FÓSSEIS E EXPERIÊNCIAS SOBRE PERMEABILIDADE DOS SOLOS.










OBSERVAÇÕES MICROSCÓPICAS








PEGA MONSTROS....





"VULCÕES"....





DETERMINAÇÃO DO TIPO DE SANGUE!






E MUITAS OUTRAS EXPERIÊNCIAS....








OBSERVAÇÕES...






E JOGOS...