Mostrar mensagens com a etiqueta Educação Especial. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Educação Especial. Mostrar todas as mensagens

07/12/2010

3 de Dezembro 2010...

 
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



O grupo de Educação Especial promoveu uma actividade que decorreu durante o dia de hoje (3 de Dezembro), na nossa escola para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Durante a manhã decorreu no espaço da Biblioteca, uma palestra muito interessante que manteve uma plateia de alunos do nono ano e alguns professores de olhos e ouvidos presos às palavras proferidas pelo senhor Manuel de Sousa, um homem muito especial a quem a vida passou uma rasteira, deixando-o dependente de uma “namorada inseparável”, como ele mesmo fez questão de chamar à sua cadeira de rodas. O senhor Manuel Silva Sousa é membro da Direcção da Delegação Distrital de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes, participa assiduamente no projecto da rede Social de Leiria, Barreiras Arquitectónicas e Urbanísticas e transportes Adaptados. Agradecemos o testemunho de vida que nos deixou.


No período da tarde, alguns docentes de Educação Especial apresentaram na Biblioteca a história “O menino que tinha dois olhos”. Esta actividade foi dirigida a uma turma do sexto ano e às turmas do 1ºciclo de Colmeias. Após a apresentação da referida história houve espaço para um participado debate sobre a temática, onde foi dada a possibilidade aos alunos de contarem algumas situações vivenciadas por eles com pessoas portadoras de deficiência.

Ao longo do dia foram sendo distribuídas entre a comunidade educativa, “pulseiras” com o lema que escolhemos para este ano “SER DIFERENTE É ESPECIAL”. Também, no átrio da escola, estiveram expostos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais, com diferentes e interessantes histórias de vida de pessoas portadoras de deficiência.



O nosso principal objectivo era sensibilizar a comunidade educativa para a problemática da deficiência, para as dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência, na sua integração na sociedade e sobretudo pelo respeito que todos devemos uns aos outros. Com este propósito foi lido em todas as turmas, na primeira aula da manhã um desdobrável e os docentes receberam marcadores de livros com uma mensagem para reflexão:

“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino.

“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.

“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

“Surdo” é aquele que não tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir uns tostões no fim do mês.

“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

“Paralítico” é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.

“Diabético” é quem não consegue ser doce.

“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.

(Mário Quintana)





O objectivo foi atingido, os alunos aderiram com muito entusiasmo e interesse bem como a comunidade educativa em geral.



Subdepartamento de Educação Especial

13/12/2009

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



O subdepartamento de Educação Especial dinamizou uma actividade que decorreu durante o passado dia 3 de Dezembro, no átrio da nossa escola para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.




Alguns alunos tiveram a oportunidade de experienciar as dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência, cujos direitos nem sempre são socialmente respeitados.














A actividade desenrolou-se em “4 estações”, onde os alunos puderam sentir-se “invisuais” e “deficientes motores”, quer com comprometimento ao nível dos membros superiores, quer inferiores.



O nosso principal objectivo era sensibilizar a comunidade educativa para a problemática da deficiência, para as dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência, na sua integração na sociedade e sobretudo pelo respeito que todos devemos uns aos outros.




O nosso lema foi “SER DIFERENTE É NORMAL” que divulgámos através de uma fita que fomos colocando no braço de quem foi participando.



É importante que todos saibamos, em cada dia, preservar e agir em conformidade com este lema… porque sem dúvida… “SER DIFERENTE É NORMAL”

O objectivo foi atingido, os alunos aderiram com entusiasmo e a comunidade educativa, de um modo geral, achou interessante.

Subdepartamento de Educação Especial

10/05/2009

APPLE PARADE - 5 DE MAIO












Decorreu no dia 5 de Maio, entre as 14.00 horas e as 17.00 horas uma actividade promovida pela Coordenação de Educação Para a Saúde do Agrupamento, com a presença de representantes do Governo Civil de Leiria e da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, no âmbito do “Projecto Apple Parede Escolar” a que a escola concorreu no passado mês de Fevereiro. O projecto previa a atribuição de uma maçã gigante construída em fibra de vidro, para ser pintada, decorada e apresentada à comunidade escolar como símbolo alusivo ao consumo da maçã para a promoção de uma alimentação saudável, especificamente, prevenção da obesidade e do excesso de colesterol. A Coordenadora da Educação Para a Saúde sugeriu que o projecto fosse desenvolvido pelos alunos e docentes da Educação Especial, como forma de dar maior visibilidade ao trabalho de referência desenvolvido nesta escola por este grupo, pelas características do projecto que lhe pareceram adequadas para esta população com características tão próprias e, ainda, porque são poucos os projectos escolares que incluem este tipo de alunos. A proposta foi aceite e dela resultou um trabalho excelente, que extrapolou a decoração de uma maçã (que ficou alegre e muito bonita!), e se materializou em momentos de solidariedade e articulação entre os elementos da comunidade escolar, que teve o seu auge nos trinta minutos, correspondentes ao intervalo da tarde, que pela intensidade e calor humano presentes pareceu ter durado uma tarde inteira. Para além dos alunos e docentes do Ensino Especial do Agrupamento, participaram na realização do evento os outros Subdepartamentos do Departamento de Expressões, o Subdepartamento de Ciências Naturais e os alunos da turma C do nono ano no tempo lectivo da disciplina de Ciências Naturais. Durante a tarde houve a oferta de: sumos e de maçãs de Alcobaça, pelos seus promotores, uma exposição do ciclo biológico da macieira pela turma D do sexto ano e docente de Ciências da Natureza, uma exposição de maçãs feitas em material reciclado e pintadas com recurso a diferentes técnicas, pelos alunos de docentes do Ensino Especial, da projecção de fotografias alusivas ao trabalho decorativo da maçã gigante, desenvolvido por este grupo, uma apresentação de ginástica, pelos alunos e docentes do sexto ano, e, de jogos de computador sobre alimentação saudável, assim como de uma aula aberta (de 90+90 minutos no átrio da escola) de Ciências Naturais do nono ano sobre “Determinação experimental de nutrientes em alimentos” e “Cálculo de valor energético de refeições” e medição da tensão arterial e número de pulsações/minuto. O Centro de Saúde Gorjão Henriques – extensão de Colmeias também participou com um rastreio do índice de Massa Corporal à população escolar. Estiveram presentes vários encarregados de educação e em particular dos alunos da Educação Especial. A Coordenadora da Educação Para a Saúde irá compilar num CD-rom as fotografias tiradas durante a actividade, pelos colegas e por si mesma, que ficará na Biblioteca Escolar, onde ficarão registados os muitos sorrisos dos seus construtores e da restante comunidade escolar que se mostrou receptiva e interessada pela actividade. A todos os que directa e indirectamente deram o seu contributo, os meus agradecimentos.


A Coordenadora da Educação Para a Saúde, M.FÁTIMA R.LOPES




MAÇÃ PINTADA PELOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL



ACTIVIDADES DIVERSAS NO ÂMBITO DOS SUBDEPARTAMENTOS DE CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL




25/06/2008

ENCERRAMENTO DO ANO LECTIVO - ATELIER DE ARTES DECORATIVAS









ATELIER DE ARTES DECORATIVAS

Neste atelier encontrámos trabalhos muito bonitos elaborados pelos alunos dos Currículos Alternativos, da Sala de Apoio 2, sob orientação das Professoras Elisabete Morais e Orlanda Barroso.






11/06/2008

PROJECTO "DOCES SABORES"




Projecto “Doces Sabores”




Alguns alunos com NEEP (Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente), desenvolvendo um Currículo Alternativo, na escola sede do Agrupamento, semanalmente integram um Projecto que designámos de “Doces Sabores”, no âmbito das actividades de vida diária importantes para a funcionalidade dos referidos alunos. Ao longo do ano fomos experimentando deliciosos sabores.
Foram muitas as receitas postas em prática, algumas ficaram registadas e queremos partilhá-las.
A responsável, Professora Helena Rosa, é uma docente de Educação Especial que contou sempre com a participação dos alunos e docentes das salas TEACCH, bem como com a colaboração das auxiliares de acção educativa das referidas salas.


Professora Helena Rosa









Arroz Doce
250 g de açúcar
250 g de arroz
½ litro de água
1 litro de leite
4 gemas
1 colher de manteiga
raspa de um limão

Põe-se tudo no tacho ao mesmo tempo e vai a cozer em lume brando cerca de 40 minutos. Por fim adicionam-se as gemas (cuidado para não cozer rapidamente.





Bolachas





Bolachas

500g de farinha
200g de manteiga
200g de açúcar
raspa de meio limão
três ovos

Misture tudo, amasse até ficar uma mistura homogénea e deixe descansar por 30 minutos. Ligue o forno a 190ºc. Estenda a massa com o rolo e faça o desenho que desejar com um corta – massas.
Pode pincelar com ovo batido e leve ao forno por 15 minutos.



Bolinhos de Garfo


Bolinhos de Garfo

100 g de margarina
125g de açúcar
1 ovo
250g de farinha

1. Bata muito bem a margarina com o açúcar, auxiliando-se de uma colher de pau. Quando estiver bem incorporado, adicione o ovo e misture.

2. Peneire a farinha e junte-a ao preparado anterior, amassando tudo com a mão, até ficar bem homogéneo. Deixe a massa repousar durante cerca de 15 minutos.

3. Passado o tempo de repouso, tenda pequenas bolas com a massa, disponha-as num tabuleiro protegido com papel vegetal e marque a superfície com os dentes de um garfo.

4. Leve a cozer em forno previamente aquecido à temperatura de 200º C
durante 15 a 20 minutos.

Retire do calor e aguarde que arrefeçam antes de servir.


Folar de Amêndoa


Folar de Amêndoa

125g de manteiga
35 g de fermento de padeiro
2.5dl de leite
750g de farinha de trigo
125g de açúcar
80g de mel
2 ovos
1 ovo para pincelar
manteiga para untar
canela
geleia de frutos q.b.

Derreta a manteiga. Dissolva o fermento de padeiro em 1.5dl do leite morno e junte 250g da a farinha de trigo. Amasse bem e adicione o açúcar, a manteiga derretida, o mel e os ovos. Continue a amassar junte o restante leite, a farinha que sobrou e aromas a gosto. Depois de tudo bem amassado, deixe repousar tapado com um pano cerca de duas horas, em local quente.
Unte uma forma redonda com manteiga. Depois da massa se encontrar lêveda, coloque-a na forma. Bata o ovo e pincele com ele o folar. Polvilhe com amêndoas laminadas e deixe descansar, mais 15 minutos.
Ligue o forno a 180º C. Leve a forma a meio do formo, já quente, e deixe cozer, durante 40 minutos. Desenforme morno e pincele com geleia de frutos a gosto.



Quadrados de Amêndoa




Quadrados de Amêndoa


Massa
100 g de açúcar
2 ovos
3c.(de sopa) de leite
100 g de manteiga
250 g de farinha
1c. (de café) de fermento em pó
marinha para untar
farinha para polvilhar

Cobertura

150 g de amêndoa
100 g de açúcar
100 g de manteiga
3 dl de leite


1. Unte um tabuleiro de 30x30 cm com manteiga e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180ºc. Bata o açúcar com os ovos. Junte o leite, a manteiga derretida, a farinha e o fermento. Depois de tudo bem batido, verta para o tabuleiro e coza a meio do forno, por 25 minutos.

2. Faça o preparado de amêndoa: Misture todos os ingredientes e leve a lume brando, mexendo de vez em quando. Deixe ferver cinco minutos. Retire o bolo do forno e pique-o com um garfo. Com uma escumadeira, cubra o bolo com o preparado de amêndoa e leve novamente ao forno a alourar. Retire e deixa arrefecer um pouco. Sirva morno, ou frio, cortado em quadrados.


Torta Recheada de Geleia




Torta Recheada de Geleia


250g de geleia
125g de farinha
150g de açúcar
5 ovos
4 colheres (sopa) de caramelo líquido
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar
Papel vegetar

Misturam-se as gemas com o açúcar, com a farinha e o caramelo. Bate-se muito bem e juntam-se as claras em castelo. Leva-se tudo ao forno a 180º, num tabuleiro untado de manteiga e revestido de papel vegetal, durante 18m minutos.
Retira-se o tabuleiro do forno e desenforma-se em cima de um pano polvilhado de açúcar. Retire o papel vegetal e, com uma espátula espalhe o recheio de geleia.
Enrole a torta com a ajuda do pano, deixe arrefecer, retire o pano e sirva.



Bolinhos


Bolinhos


2Kg farinha Branca de Neve
0.5kg batata normal
1Kg açúcar
Raspa de 1 limão
150 g de vaqueiro
2 ovos
1 pitada de sal
canela erva doce

Cozer a batata escorrê-la e passá –la no passevite.
Numa bacia, pôr o açúcar e sobre ele pôr a batata derretida. Juntar a vaqueiro derretida e a pitada de sal dissolvida e a raspa de limão num pouco de água.
Envolver o calda devagar, misturando mas sem bater.
Noutra bacia, pôr a farinha misturada com a canela e a erva-doce em seco. Fazer um buraco ao meio e despegar a calda.
Amassar bem em movimentos para dentro.
Juntar depois os ovos batidos à parte.
Por fim juntar os frutos secos.
Amassar de novo, polvilhar por cima com farinha e está pronto a tender.
Se estiver duro juntar mais um pouco de água até dar para tender.


Queques de Laranja com Canela


Queques de Laranja com Canela


200g de farinha
160g de açúcar
2 ovos
1,5 dl de leite
2 colheres de sopa de manteiga
fermento
1 colher de café de canela
raspa de 1 laranja

Mistura-se tudo, bate-se bem e vai ao forno (180º).