03/05/2008

JOVENS UNIDOS PARA UM FUTURO MELHOR - VAMOS TODOS COLABORAR!














PROJECTO CURRICULAR DE TURMA DO 7º C ( LIGUE O SOM)

Participação no Projecto: ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA AJUDA NA CONSTRUÇÃO DA COZINHA E REFEITÓRIO NO BAIRRO PERIFÉRICO “JESÚS MARIA” EN SULLANA – COSTA NORTE DO PERÚ- PARA FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA

A professora Felicidade Silva está a desenvolver um projecto no âmbito do Projecto Curricular de Turma do 7º C, o qual surge na sequência de vários apelos enviados pelo Professor Fernando Castro que se encontra no Peru, em missão, a desenvolver projectos que têm por objectivo minimizar a situação de extrema pobreza em que vivem as crianças do bairro acima referido.
O objectivo deste projecto é o de construir um “Comedor Popular”, refeitório e cozinha, na casa de uma família deste bairro para as cerca de 100 famílias mais carenciadas que aí residem e com algumas crianças em estado de subnutrição. Devido ao crescente aumento do desemprego e a proliferação de doenças como a tuberculose é necessário colaborar com o “Club de Madres” para readaptar urgentemente esta cozinha e refeitório e conseguir condições dignas de alimentação a estas famílias em grave situação de vulnerabilidade e exclusão.
Este pequeno projecto visa a readaptação de uma sala para a instalação do refeitório, que custaria aproximadamente 460 €, incluindo a compra da cozinha e dos materiais necessários para a preparação da comida. Simultaneamente, com a realização da actividade do refeitório, realizar-se-iam actividades com as mães para trabalhar a sua auto estima e criar-se-ia um ponto de encontro de iniciativas para dinamizar a criação de cooperativas para poderem manter as suas famílias.
O Club de Madres “Unidas por un Futuro Mejor” garantiria a viabilidade e o bom funcionamento deste refeitório para os seus associados, dinamizando actividades aos sábados para angariar fundos e assim poder melhorar as refeições durante a semana.
A Professora Felicidade Silva apela à colaboração/participação de todos e tem vindo a informar a Coordenadora de Projectos sobre o desenvolvimento do projecto que consistirá na angariação de fundos através da venda de rifas e de outras actividades a realizar posteriormente e com o mesmo objectivo.
Este projecto enquadra-se plenamente na missão do nosso Projecto Educativo – “Educar/Formar pessoas e cidadãos cada vez mais autónomos, responsáveis, cultos e solidários e democrática e civicamente comprometidos na construção de um destino colectivo e de um projecto de sociedade que potenciem a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano.”

3 comentários:

Anónimo disse...

Queria felicitar a autora deste blog pela sua excelente ideia, bem como pela qualidade do mesmo. Vem provar-se aquela velha teoria de que "o caminho se faz, andando". Assim nasceu também o site da biblioteca da escola no ano lectivo passado... devagarinho, devagarinho, como um bebé que rompe/desperta para a vida.
Mané, que nunca te falte a motivação para este e outros projectos. Parabéns! Cláudia Mota

Abelha Nota disse...

Esta iniciativa é de enaltecer e apoiar. É muito bom começar a incutir nos jovens, futuros homens e mulheres do amanhã, a noção e a importância da solidariedade, para com todos aqueles que mais necessitam. Estejam eles, onde estiverem.

Anónimo disse...

Queria dar os parabéns à turma do 7º C e à Professora que coordenadora deste projecto. É cada vez mais urgente incutir nos jovens de hoje este espírito de caridade e de solidariedade para com os outros, independentemente de raça ou da cor. Já alguém o disse "a união faz a força"!