02/06/2008

PROJECTO ECO-ESCOLAS - DEBATE












SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

3 de Junho de 2008 (terça-feira)

PALESTRANTES:
- TERESA VASCONCELOS - Professora Doutora /Eng.ª Florestal da Escola Superior de Agronomia de Coimbra –ESAC

- FILIPA GAMA - Engenheira do Ambiente da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria

LOCAL: Biblioteca Escolar

DESTINATÁRIOS: ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

OBJECTIVOS:
- Sensibilizar para a conservação da biodiversidade;
- Reconhecer a importância da utilização das energias alternativas;
- Aquisição de competências do que respeita à preservação do ambiente;
- Promover a educação para uma cidadania responsável.











No âmbito do Projecto Eco-Escolas, projecto de educação ambiental direccionado para as questões das alterações climáticas, está a decorrer na escola-sede a Comemoração do Dia Nacional da Energia, do Dia Eco-Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, entre 29 (vinte e nove) de Maio e 5 (cinco) de Junho. Está aberta a toda a comunidade escolar uma exposição, na sala da Biblioteca, com os materiais elaborados pelos alunos nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química (do oitavo ano) e de Educação Tecnológica (do nono ano), nomeadamente, maquetas alusivas à temática, carrinhos movimentados a energia solar por meio de placas solares, fornos solares e panfletos com alertas e explicações diversas sobre sustentabilidade ambiental. Alguns destes panfletos/cartazes ainda se encontram espalhados por todo o edifício escolar, uns afixados no chão, outros junto a interruptores, fichas e aparelhos eléctricos, assim como torneiras, para chamar a atenção para a prática de comportamentos sustentáveis. Na Biblioteca também está um computador portátil com diversas apresentações, elaboradas em power-point, para que possam ser consultadas pela comunidade escolar. A bandeira do Projecto Eco-Escolas foi hasteada numa parede exterior virada para a entrada da escola e, na quarta-feira durante o período do almoço irá promover-se uma “corrida-de-carros” com os protótipos movidos a energia solar, no átrio da escola. Um destes protótipos foi seleccionado para representar a Escola no concurso nacional em Lisboa.
Na próxima terça-feira, 3(três) de Junho, poderemos contar com a presença da Professora Doutora Engenheira Teresa Vasconcelos, docente e investigadora da Escola Superior Agrária de Coimbra, que se disponibilizou para vir à escola falar sobre “A biodiversidade dos ecossistemas versus alterações climáticas, e em particular com a comunidade das abelhas” e a Engenheira Filipa Gama, da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, para versar o tema das “Energias renováveis”.
As actividades foram organizadas pelas docentes Manuela Veríssimo, Coordenadora do Projecto Eco-Escolas, e Fátima Lopes, Coordenadora do Subdepartamento de Ciências Naturais e do Departamento de Ciências e Tecnologia, com a colaboração dos docentes Ana Almeida, Karin Borén e Helder Simões. Agradecemos mais uma vez a receptividade da equipa da Biblioteca para acolher mais uma actividade do nosso Departamento.

Sem comentários: