04/05/2010

Visita de estudo - 7ºAnos

Instituto de Meteorologia de Lisboa e Museu do Teatro

No dia 21 de Abril os alunos das turmas A, B, C e D do 7º ano realizaram uma Visita de Estudo ao Instituto de Meteorologia de Lisboa e ao Museu do Teatro, inserida no âmbito das disciplinas de Geografia, História e Oficina de Expressão Dramática.

A Visita ao Instituto de Meteorologia realizou-se da parte da manhã e consistiu numa visita guiada pela Dr.ª Luísa Andrade à estação de radiossondagem – parte experimental. Neste local os alunos tiveram a oportunidade de contactar com os vários instrumentos meteorológicos tradicionais utilizados para medir os elementos do clima, entre os quais, a Udómetro (mede a precipitação); Higrómetro (mede a humidade); Barómetro (mede a pressão atmosférica) e Anemómetro (mede a velocidade do vento).

Para além destes instrumentos meteorológicos, o auge da Visita coincidiu com o lançamento do Balão-Sonda, que ocorreu por volta das 12:15 horas. Estes balões são lançados diariamente a partir de algumas estações meteorológicas a nível mundial. Servem para analisar as condições atmosféricas até aos 40 Km de altitude. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao enchimento do balão e ao seu lançamento na atmosfera.

Da parte da tarde realizou-se a visita guiada ao Museu Nacional do Teatro, onde os alunos puderam contactar com colecções das artes do espectáculo em Portugal. Visitaram ainda o Museu do Traje, onde observaram trajes típicos dos séculos XIX e XX e, por fim, para relaxar, um passeio pelo belo Jardim delineado em socalcos, que se encontra entre o Museu do Traje e o Museu Nacional do Teatro.

Foi um dia de aulas diferente e que permitiu aos alunos contextualizar conteúdos, adquirir novos conhecimentos e reforçar os laços entre colegas e professores.



 
Professora de Geografia, Sónia Santos